[ editar artigo]

Curadoria

Curadoria

Tema 09

Problematização

O mundo de hoje tem muito conteúdo disponível e gratuito que fica cada vez mais difícil encontrar as informações que são realmente relevantes e confiáveis para aquele determinado momento.

O conectivismo propõe novas experiências para leitura e interação para a aprendizagem, do qual sugere uma não linearidade na organização dos textos e uma experiência imersiva para que o estudante se engajar ainda mais nas bibliografias sugeridas.

 

Conceito 

A prática de curadoria, seja em que campo for,  já implica a ideia de cuidado, de acompanhamento, pela seleção, escolha, como também pela promoção de uma linha coerente de abordagem pedagógica em torno da informação, dos dados, a fim de que os estudantes possam construir conhecimentos novos e qualificados. Sem dúvida, pensar em curadoria atualmente  constata-se um reflexo do mundo digital, que é  acessível a todos, está presente em diferentes formatos e  plataformas, é disponível e gratuito,  porém  muitas vezes oferece conteúdos dispersos e de baixa confiabilidade. 

Com a necessária mudança na educação, novos formatos surgem e estão se adaptando à realidade de nossos alunos e que diante do papel de curadores os professores precisam estar atentos para a realização de uma curadoria completa, segura e com base em objetivos e competências de aprendizagem. Munidos de conhecimentos que perpassam desde regras de autoria e direitos autorais, passando por áreas pedagógicas e de tecnologias educacionais, até regras básicas de gestão da qualidade no que tange à curadoria de conteúdo educacional. 

A Gestão educacional também pode se apropriar da curadoria, principalmente, para acompanhar o comportamento, os resultados de aprendizagem para implantação de melhoria contínua.

 

Contribuições no fórum

Ressaltar a importância de considerar critérios de acessibilidade na curadoria de conteúdos - no mínimo, audiodescrição de imagens, recurso que tem se tornado padrão em vários LMSs e softwares de produção de conteúdos. (Andrea Filatro)

Diante de tudo que estamos vivenciando nesse período, gostaria de compartilhar a seguinte frase, atribuída a Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Por isso, é muito importante ser capaz de se adaptar rápido às mudanças. (Marcos Campos)

Entendo que um dos papéis do educador ou mesmo do produtor de materiais didáticos é o de fazer boas escolhas de materiais com critérios técnicos e pedagógicos..(Marcos Galini)

Nesse momento de pandemia, em que somos bombardeados por uma avalanche de informações por vezes desencontradas, saber selecionar aquilo que de fato agrega valor é essencial para nos protegermos e fazermos nossa parte para superarmos desafios. (Wanderlucy czeszak)


 

Provocações 

O que a curadoria pode fazer para melhorar a experiência e qualidade do aprendizado de um estudante?

Como escolhem recursos para os materiais didáticos que escrevem ou selecionam para seus estudantes? Quais recursos já encontraram para livros, materiais didáticos, catalogação ou interação que mais lhe chamou a atenção?

Quais competências docentes ainda carecem de auxílio para a realização da curadoria educacional?

 

Autoras: 
Carolina Abdalla Normann de Freitas 
Daiana Garibaldi da Rocha
Marilene Santana dos Santos

TAGS

Curadoria

Professores Exponenciais
Ler conteúdo completo
Indicados para você