[ editar artigo]

Gestão da Aprendizagem – Durante e “Depois de Tudo”

Gestão da Aprendizagem – Durante e “Depois de Tudo”

 

Já está patente que o que a humanidade está passando será impactante nas organizações e no comportamentos por um período significativo. Alguém  sabe quando acabará esta pandemia ? Se haverá segunda ou terceira onda ? Se haverá ou não outras pandemias sequenciais ? Quando – e se – teremos uma vacina  ? ....  São muitas interrogações para poucas respostas.

Como não podemos esperar todas as respostas, estamos nos organizando, da melhor forma possível,  para dar prosseguimento aos ciclos da vida. Entre estes ciclos a educação é a maior responsável, a longo prazo, para achar as respostas para as dúvidas que estão postas, sendo também a única capaz de criar condições para responder as perguntas que ainda não foram feitas.

O que nos leva – profissionais de educação – a nos questionarmos se estamos prontos para o desenvolvimento e a gestão da educação nesta nova realidade e para estas novas necessidades.

Creio que não.

Transportamos, na maioria das vezes, o modelo presencial para o conectado. Ou seja, estamos ministrando as mesmas aulas com outro suporte.

Será que os instrumentos utilizados pelas IES para a gestão da aprendizagem se aplicam para esta realidade? Não deu tempo de planejar, muito menos desenvolver  instrumentos apropriados - complica mais ainda se pensarmos que nem sabemos se este modelo de aula conectada será mantido.  Já temos algumas pesquisas que relatam redução de audiência e de capacidade de concentração. 

Instrumentos de avaliação – e com eles parte de todo o estudo de como faze-los – não foram pensados para este momento. Neste semestre as avaliações serão não presenciais.

Temos sistemas e plataformas ?  – Sim .  

Podemos desenvolver avaliações significativas? - Sim .

Sabemos identificar as falhas de aprendizagem deste modelo , trazendo para as IES a responsabilidade de “entregar” novos formatos de conteúdos/interação/desenvolvimento – em suma ensino e aprendizagem  - para recuperar estas falhas? Não .

Nossos alunos são autônomos e entendem a importância ética de serem corretos no seu comportamento frente a avaliação ?  Eles apenas refletem o comportamento social.

Não vamos nem abordar a questão sobre quais seriam as novas  habilidades e competências que serão demandadas pelo mercado de trabalho – que será ainda mais complexo. Como ainda não estão claras , nem sabemos como desenvolve-las;  muito menos como avalia-las ?

Soft Skills . mindset , hard skills ... working out loud - vamos colocar a sopa de letras no mesmo liquidificador que estamos e começar a  pensar em como peneirar o novo caldo de formação profissional e de uma nova realidade empresarial e empreendedora .

Desta peneira sairão também os modelos de gestão da aprendizagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professores Exponenciais
Ler conteúdo completo
Indicados para você