[ editar artigo]

TEMA 07 - CULTURA DIGITAL

 

Jucimara Roesler

Ademilde Silveira Sartori

 

Problematização:  A afetividade na relação professor/aluno também está presente de diversas maneiras e tem um enorme potencial transformador para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. A pandemia nos impôs o afastamento social. As aulas, hoje, acontecem por meio virtual, experiência que muitos ainda não haviam experimentado. Que experiências ou aspectos você identifica que podem alterar significativamente a formação de professores a partir de agora?

 

Para os professores da educação básica, a BNCC trouxe desafios das competências tecnológicas e das múltiplas linguagens que começaram a tirar o professor da "sua caixa". Agora, com a COVID-19, esta situação se ampliou e as escolas e redes de ensino vão ter que pensar estratégias de formação continuada que possibilitem uma reflexão da prática docente e dos espaços de formação. Como estratégia de formação docente, entendo que o ideal seria usar homologia de processos, aproximando discurso e valores com as metodologias desenvolvidas.

Marcos Galini

 

Nesse sentido, é importante refletir sobre as condições de trabalho dos professores:

Será que experiências e aspectos alteram mesmo significativamente a formação e professores? Será que trabalhar as relações, as experiências com aplicabilidade da sua prática já não abrem um espaço para discussões e reflexões sobre sua postura? Somente trazer tecnologia, somente trazer experiências podem mudar a postura do professor? Precisamos entender que por mais que estejamos diante de muitos artefatos tecnológicos, nossos professores ainda mantêm posturas comportamentos do século passado, no qual exige uma série de barreiras a serem quebradas. Foram tantas competências exigidas pela BNCC, mas será que as formações estão sendo apropriadas? Será que a carga horária desses professores permite tais práticas?

Andrea Chagas

 

A discussão é pertinente, mas temos visto que professores conseguem superar essas dificuldades e desenvolver práticas pedagógicas educomunicativas.

Ao longo de sua trajetória, o professor foi utilizando diferentes técnicas, recursos e estratégias. O professor mostrou na pandemia um universo de práticas magníficas. A tecnologia é um meio para repensar as metodologias e práticas e ingressar num mundo novo, educomunicativo.

Jucimara Roesler

Inovar na prática pedagógica é uma necessidade.

Às vezes, me questiono é sobre as formações docentes, que muitas vezes ficam apenas no campo da teoria e não estimulam o professor na prática. Mas claro que no atual momento o professor sozinho mostrou a sua potência e do que ele é capaz com o uso das tecnologias. Mas ainda acredito e acho que precisamos pensar em formações mais direcionadas a prática e a inovação.

Andrea Chagas

 

A importância de temas, como a netiqueta, demonstra como essa formação deve ser abrangente e precisa levar diversos aspectos em consideração.

Muitos aspectos irão interferir, significativamente, na formação dos professores. As competências tecnológicas se fazem ainda mais necessárias, não somente pelo momento pandêmico, mas também pela própria BNCC. Ainda assim, como um dos reflexos da pandemia, ficou evidente a necessidade de ampliarmos as discussões para o campo do comportamento nas redes sociais - não somente de professores, mas também de alunos e outros agentes da comunidade escolar e seus familiares. A Netiqueta está diretamente relacionada a este novo cenário comportamental. Vale considerar, entre outras competências digitais, a "etiqueta na internet" com um dos tópicos a ser debatido na formação dos professores.

Renata Costa

 

Percebemos a necessidade de aprofundarmos a discussão sobre a cultura digital:

A cultura digital significa entender um novo comportamento a ser desenvolvido pelas pessoas. A necessidade de uma sociologia da cibercultura, uma filosofia da cibercultura são fundamentais neste novo contexto. A comunicação destituída de uma relação face a face também é "real" e isto requer padrões éticos e comportamentais de um "viver em sociedade se relacionando por meio de tecnologias" e a netiqueta é importantíssima.

Jucimara Roesler

 

Planejamento, adequação e compreensão dos diferentes processos são necessários para a prática pedagógica e devem integrar a formação dos professores.

 

Na cultura digital, o professor precisa de mais planejamento, organização e conhecimento da disciplina para elaborar aulas " fora da caixa". Não é mais possível simplesmente passar a aula presencial para uma plataforma. É necessário conquistar os alunos com a experiência do professor.

Thereza Guerra

 

Provocações: A experiência durante a pandemia do COVID despertou também a atenção os estudantes para a possibilidade de aprender por meio de tecnologias. Eles não suportarão um ensino tradicional na pós-pandemia.  Necessitamos, urgentemente reinventarmos modelos de sala de aula. Como formar professores para a cultura digital?

Professores Exponenciais
Ler conteúdo completo
Indicados para você